Monique Cardoso, atriz, produtora cultural e diretora do FAC – Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará, participou na tarde do último dia 24 de abril do Potência das Artes do Norte (PAN).
O PAN é um festival on-line e gratuito que está sendo realizado nesta semana (24 a 30 de abril). O festival é um espaço para intercâmbio entre os setores culturais do Norte do Brasil, com foco na profissionalização e no escoamento das produções artísticas para outras localidades dentro e fora do País.
Entre as novidades dessa edição, estão o NÚCLEO DE CRÍTICA e o PITCH.
Núcleo de crítica: seleção de quatro participantes entre artistas, estudantes, críticos e núcleos de todas as regiões do País que estejam desenvolvendo pesquisa em crítica teatral para acompanhar, debater e escrever junto aos participantes do festival.
No pitch: grupos, coletivos ou artistas independentes realizam apresentação de, no máximo, 5 minutos, em formato livre, de suas propostas cênicas de distintas linguagens (oficinas, espetáculos, festivais…) para uma banca de curadores e programadores de renome nacional. Serão selecionadas sete propostas.
A diretora do FAC participou do pitch, juntamente com outros curadores e programadores convidados. O evento foi aberto ao público por meio da Plataforma Zoom.
Quem apresentou propostas:
• OUTRAMENTOS (RO)
RAFAEL BARROS.
• AYURI KAWA – TEMPOS MANAÓS (AM)
TEATRO GALEROSO
• TEATRO EM TELA (PA)
COLETIVO SEM NOME
• MOCINHA (AM)
COLETIVO EXPERIMENTAL DE TEATRALIDADES (CETA)
• YAGO REIS AO VIVO (AM)
YAGO REIS
• AMAZONAS, O MAIOR ESPETÁCULO DO BRASIL (AM)
ESPATÓDEA TRUPE
• AS HISTÓRIAS QUE MEU GUARDA ROUPA GUARDA -CALÇAS (PA)
NANAN FALCÃO
O PAN foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, através do Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC-AM).