Ministério da Cidadania Apresenta:

Formação

O FAC iniciou ainda em 2018 um ciclo de oficinas formativas para artistas, produtores e gestores culturais, com o objetivo de potencializar ainda mais e garantir sustentabilidade a seus trabalhos. Através das oficinas os artistas têm a chance de tratar com especialistas questões pertinentes ao universo da produção e gestão cultural, além de ser um espaço para construir ideias e ampliar o networking.

As ações formativas também têm como base capacitar os artistas para agregarem valor aos seus trabalhos nas Rodadas de Negócios, onde os apresentarão para programadores e gestores culturais de outros estados do Brasil, a fim de que possam sair dos limites do estado e
ganhar visibilidade nacional.

OFICINAS

As oficinas realizadas pelo FAC – Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará abordaram temas que trataram desde a concepção de um projeto à captação de recursos para a sua execução, além do compartilhamento de ferramentas de gestão e comunicação, que possibilitasse aos artistas e grupos criarem mecanismos para se auto gerirem.

OFICINA DIÁLOGOS DE PRODUÇÃO - GESTÃO DE COLETIVOS ARTÍSTICOS

Com Cynthia Margareth;
Data: 01 de julho de 2019;
Horário: das 16h00 às 19h00;
Local: Theatro José de Alencar (Foyer);
Entrada: Gratuita;
Atividade destinada à: artistas, grupos, produtores e gestores culturais;
Objetivo: Com o foco na gestão de grupo e coletivos artísticos, Cynthia Margareth provoca o diálogo sobre produção criativa e colaborativa e convida a todos para a reflexão do estar em grupo, do papel do produtor na interlocução com artistas, mercado e equipe interna. Também aborda formas de analisar o momento do coletivo artístico, estratégias para gerar um diagnóstico do quadro atual e ferramentas para se estruturar um planejamento estratégico de ações no curto, médio e longo prazo. Busca estimular a capacidade de reflexão e a investigação de soluções a partir da interlocução, da construção de consensos e compromissos.
Através desse "Diálogo de produção" provoca a troca de experiências entre produtores, grupos consolidados e jovens artistas.

Inscrições abertas:  http://twixar.me/6gMn

WORKSHOP PORTFÓLIO, NEGOCIAÇÃO E VENDA DE PROJETOS CULTURAIS

Com Fernanda Dearo;
Data: 29 de junho de 2019;
Horário: das 14:00 às 18:00;
Local: Theatro José de Alencar (Foyer);
Entrada: Gratuita;
Atividade destinada à: artistas, grupos, produtores e gestores culturais;
Objetivo: Esta formação é a etapa preliminar para os inscritos nas Rodada de Negócios do FAC e abordará aspectos que passam pela formatação de apresentações e portfólio de espetáculos, tipos de abordagem de negociação, preparação do pitch de venda e fechamento de contratos. Apresentando o conteúdo de maneira prática e dinâmica, fazendo com que o participante saia apto a preparar o material de seus espetáculos e demais produtos para as Rodada de Negócios.

OFICINA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS - PATROCÍNIO, EDITAIS E LEIS DE INCENTIVOS

Data: 28 a 29 de março de 2019;
Local: Escola Porto Iracema das Artes Com Beatriz Gurgel;
Objetivo:  Desenvolver habilidades e estratégias para a captação de recursos, bem como saber despertar interesse pelo projeto e diversificar as fontes de financiamento, especialmente no momento atual de crise econômica e redução de investimentos.

OFICINA PRINCÍPIOS BÁSICOS DA COMUNICAÇÃO CULTURAL

Data: 26 a 28 de fevereiro de 2019;
Local: Escola Porto Iracema das Artes Com Roberta Bonfim;
Objetivo: Trazer à luz processos simples que fazem a diferença na comunicação geral do produto cultural. Com análise do produto cultural, construção de release base, desenvolvimento do Lead, introdução ao planejamento estratégico de comunicação e prestação de contas.

OFICINA PROJÉTIL - ELABORAÇÃO DE ARTEFATOS DE PRODUÇÃO CULTURAL POR ARTISTAS-GESTORES

Data: 28 a 30 de janeiro de 2019;
Local: Escola Porto Iracema das Artes Com Gyl Giffony;
Objetivo: Mudar os parâmetros de abordagem da elaboração de projetos no campo da cultura, sobretudo para que esse campo esteja conectado com os desejos de quem elabora, cria, recebe, ressoando todos os agentes e momentos de uma ação cultural.

OFICINA DIREITO DA CULTURA

Data: 19 a 21 de novembro de 2018;
Local: Escola Porto Iracema das Artes Com Cecília Rabêlo;
Objetivo: Abordar as principais questões jurídicas pertinentes ao fazer cultural, em especial àquelas relativas à produção cultural e do próprio ofício artístico. Temas como direitos autorais, liberdade de expressão artística, contratos, direito de imagem e questões trabalhistas foram abordados de forma prática, com o intuito de tornar o fazer cultural juridicamente seguro.

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Data: 22 a 24 de outubro de 2018;
Local: Escola Porto Iracema das Artes Com Ivina Passos;
Objetivo: Oportunizar aos participantes vivenciarem de forma prática a construção de um projeto cultural desde a identificação do problema a ser solucionado à prototipação da solução. Foram abordados conceitos fundamentais para o desenvolvimento de projetos, juntamente com ferramentas de modelagem que auxiliam seu processo de construção.

Rolar para cima