Ministério da Cidadania Apresenta:

SEBRAE E FAC-CENA CEARÁ PROMOVEM RODADA DE NEGÓCIOS PARA PROFISSIONAIS DE ARTES CÊNICAS

Artistas e grupos teatrais de Fortaleza e de outras regiões do estado terão a oportunidade de participar na sexta-feira (05), das 13 às 18 horas, de uma rodada de negócios com curadores, gestores e programadores de equipamentos culturais e festivais do país. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Sebrae e o FAC – Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará e visa ampliar a comercialização e circulação dos espetáculos cearenses em outros festivais do país, gerando oportunidades de negócios e renda para artistas e realizadores do Estado.

Durante a rodada, que será realizada no Centro de Negócios do Sebrae/CE, cerca de 25 produtores cearenses de teatro, dança e circo, previamente selecionados pela organização do Festival, terão a oportunidade de apresentar os seus espetáculos, por meio de portfólios, imagens e projetos, a 15 representantes de equipamentos e festivais de todo o país. De acordo com a diretora do FAC-Cena Ceará, Monique Cardoso, esta é a primeira vez que será realizada no Ceará uma atividade de mercado voltada para este segmento.

“A nossa ideia é que o artista possa ter sustentabilidade através das suas obras e que o público tenha interesse e passe a consumir aquilo que é produzido no Ceará, que é riquíssimo. Temos também a função de fazer com que os parceiros, patrocinadores e apoiadores entendam e considerem a importância de apoiar projetos culturais, já que a cultura é um dos segmentos mais importantes que impulsionam o desenvolvimento social, humano e econômico. Além de unir todas essas pontas que fazem essa cadeia da cultura, o artista, o grupo, o público, o apoiador, o patrocinador e a obra”, esclarece Monique.

O Sebrae ficará responsável pela aplicação da metodologia da rodada de negócios. “O Sebrae possui uma grande expertise na realização de rodadas de negócios, inclusive em áreas criativas, como a produção de quadrinhos, artesanato, músicas e artes visuais. Vamos aproveitar esta experiência e levar para uma área nova para nós que é o mercado de artes cênicas”, afirmou a analista do Sebrae/CE, Marta Campelo.

Mercado de Artes Cênicas

Segundo o Mapeamento da Indústria Criativa realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em 2017 o Brasil possuía 837.206 empregos com carteira assinada em atividades relacionadas às áreas que integram a economia criativa. Destes, um total de 10.802 são de atividades ligadas às artes cênicas, como atuação, produção e direção de espetáculos teatrais e de dança.

Estes números mostram que ainda existe um grande número de artistas, produtores e realizadores em todo o país que atuam na informalidade. “Vemos as artes cênicas como uma atividade da economia criativa que têm um grande potencial de crescimento e o papel da rodada é também o de ajudar estes artistas e realizadores a verem os espetáculos, não apenas em seu aspecto criativo, mas também entendendo o seu papel como gerador de negócios, emprego e renda”, afirmou Marta Campelo.

Festival das Artes Cênicas

O FAC – Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará, está sendo realizado, entre os dias 02 e 06 de julho, nos espaços culturais Porto Dragão, Teatro Dragão do Mar, Praça do Ferreira e Centro de Negócios do SEBRAE, trazendo um recorte atual da produção teatral do estado.

O evento envolve 12 grupos de Fortaleza e dos municípios de Crato, Maracanaú e Itapipoca que foram selecionados dentre 228 trabalhos, sendo 131 de teatro; 60 de circo e 37 de dança. Além dos trabalhos cearenses, o Festival recebe como convidado um dos mais importantes grupos de teatro do Brasil, o Lume Teatro, com mais de 30 anos de atuação.

SERVIÇO

Rodada de Negócios para profissionais e grupos de artes cênicas

Data: 5 de julho de 2019 (sexta-feira)

Horário: 13h às 18h

Local: Centro de Negócios do Sebrae/CE- Av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema

Informações: (85) 3033-3395. Site: www. https://www.faccenaceara.com.br/. Instagram e Facebook: @festivaldasartescenicas.

 

Veículo: Blog No Olhar Digital
Acessar Matéria Original
Publicado em: 03 de Julho de 2019

Posted in

Allana faccenaceara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima