Ministério da Cidadania Apresenta:

Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará incentiva e apresenta diversidade da produção em artes cênicas do estado

O intuito é aproximar os cearenses da arte que o estado produz nas diversas linguagens: teatro, circo e dança, além de fomentar a circulação nacional desses trabalhos

Artistas, companhias, entusiastas do teatro, programadores e gestores culturais de todo o Brasil vão se encontrar durante a programação inteiramente gratuita, diversa e contemporânea do FAC – Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará, em que será apresentado um recorte atual da produção teatral do estado. O festival acontecerá, entre os dias 02 e 06 de julho, nos espaços culturais Porto Dragão, Teatro Dragão do Mar, Praça do Ferreira e Centro de Negócios do SEBRAE.

O FAC envolve 12 grupos de Fortaleza e dos municípios de Crato, Maracanaú e Itapipoca que foram selecionados dentre 228 trabalhos, sendo 131 de teatro; 60 de circo e 37 de dança.

Além dos trabalhos cearenses, o Festival recebe como convidado um dos mais importantes grupos de teatro do Brasil, o Lume Teatro, com mais de 30 anos de atuação. A companhia abre a programação da Mostra de Espetáculos trazendo a sua nova obra “KINTSUGI – 100 memórias”, que teve sua estreia em São Paulo no mês de maio e o Ceará é o segundo estado que eles apresentam o espetáculo. A apresentação será no dia 2 de julho, às 19h30, no Porto Dragão.

De acordo com Monique Cardoso, diretora do FAC, a Mostra de Espetáculos integra o tripé do Festival, que também é formada pelas Rodada de Negócios e a Formação Continuada de Artistas e Grupos.

“A nossa ideia é que o artista possa ter sustentabilidade através das suas obras e que o público tenha interesse e passe a consumir aquilo que é produzido no Ceará, que é riquíssimo. Temos também a função de fazer com que os parceiros, patrocinadores e apoiadores entendam e considerem a importância de apoiar projetos culturais, já que a cultura é um dos segmentos mais importantes que impulsionam o desenvolvimento social, humano e econômico. Além de unir todas essas pontas que fazem essa cadeia da cultura, o artista, o grupo, o público, o apoiador, o patrocinador e a obra”, esclarece Monique.

Ações Formativas

As ações formativas promovidas pelo Festival, que vem acontecendo desde outubro de 2018, tem o objetivo de compartilhar ferramentas que auxiliam na elaboração, execução e gestão de carreiras e projetos, para que os artistas e grupos criem mecanismos para se autogerirem. Serão realizadas duas atividades no Theatro José de Alencar (Foyer): o workshop Portfólio, Negociação e Venda de Projetos Culturais, no dia 29 de junho, das 14h às 18h,e a roda de conversa Diálogos de Produção: Gestão de Coletivos Artísticos, no dia 1º de julho, das 16h às 19h. As inscrições podem ser feitas na plataforma online de eventos Sympla.

O workshop Portfólio, Negociação e Venda de Projetos Culturais abordará aspectos que passam pela formatação de apresentações e portfólio de espetáculos, tipos de abordagem de negociação, preparação do pitch de venda e fechamento de contratos. Será ministrado por Fernanda Dearo, da Dearo Alianças Estratégicas, de São Paulo. Ela é especialista em estratégia de negociação para projetos especiais, captação de recursos, parcerias e patrocínios, leis de renúncia fiscal, responsabilidade social corporativa e conexão com marcas, com 25 anos de experiência prática no Brasil e exterior.

A roda de conversa Diálogos de Produção: Gestão de Coletivos Artísticos vai abordar a produção criativa e colaborativa e convida a todos para a reflexão do estar em grupo, do papel do produtor na interlocução com artistas, mercado e equipe interna. Serão tratadas questões gerais como planejamento estratégico, elaboração de projetos, cronograma de execução, comunicação, divulgação e a colaboração entre profissionais multidisciplinares, despertando a troca de experiências entre produtores, grupos consolidados e jovens artistas.

A atividade será ministrada por Cynthia Margareth, atriz, gestora cultural, fundadora da Aflorar Cultura. É diretora geral do FEVERESTIVAL – Festival Internacional de Teatro de Campinas e colaboradora na gestão de equipe do FIMC – Festival Internacional de Máscaras do Cariri. Atua com foco na produção como eixo criativo, que impulsiona ações colaborativas, criação de redes, formação e coordenação de equipes de trabalho.

Rodada de Negócios

Rodada de Negócios é um momento ofertado para dar visibilidade aos artistas e grupos cearenses, em que eles apresentam seus trabalhos aos curadores, gestores e programadores de equipamentos culturais e festivais do país, visando a comercialização e circulação dos espetáculos. É uma atividade em parceria com outros Festivais Nacionais e com o Sebrae-CE, que ficará responsável pela metodologia da rodada. Será realizada no dia 5 de julho, das 13h às 18h, no Centro de Negócios do SEBRAE.

Monique afirma que é a primeira vez que será realizada a atividade voltada para o mercado das artes cênicas no Ceará. “É uma oportunidade de a gente começar a fomentar esse olhar e essa prática de negociação no campo das artes cênicas”, destaca.

FAC – Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará é apresentado pelo Ministério da Cidadania através da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Nufarm, Dakota, Aniger, Dass, Jaguatêxtil, Multicor, apoio da Fortes Tecnologia e Newland, em parceria com Maredomus Hotel, Mercúrio Gestão e Produção, SESC, SEBRAE, CDMAC, Theatro José de Alencar, Porto Dragão, Instituto Dragão do Mar, Secult CE, Governo do Estado do Ceará. A produção é do grupo Pavilhão da Magnólia e realização da Ato Marketing Cultural, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

SERVIÇO

FAC – Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará – De 02 a 06 de julho com programação no Porto Dragão, Teatro Dragão do Mar, Praça do Ferreira e Centro de Negócios do SEBRAE. Gratuito. Informações: (85) 3033-3395. Site: www. https://www.faccenaceara.com.br/. Instagram e Facebook: @festivaldasartescenicas.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA – DÉGAGÉ

Atendimento: Ana Clara Jovino

85-3252.5401 / 9.8565-6364 (Whatsapp) / 9.8182-6364 (Ligação)

Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira

[email protected] / www.degage.com.br

Instagram e Facebook: @degagecomunicacao

 

Veículo: Site TV Nordeste Vip
Acessar Matéria Original
Publicado em: 2 de Julho de 2019.

Posted in

Allana faccenaceara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima