Ministério da Cidadania Apresenta:

Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará será realizado para incentivar a economia criativa no estado

Quando se pensa em novas formas de desenvolvimento que ultrapassem o tradicional crescimento econômico, entra em pauta a Economia Criativa, o conjunto de negócios baseados no capital cultural que gera valor econômico, aliando tecnologia, inovação, criatividade, sustentabilidade e cultura. Para contribuir com o segmento e enfatizar sua importância, será realizado o Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará, entre os dias 2 e 6 de julho, no Teatro Dragão do Mar, Porto Dragão, Praça do Ferreira e Casa Absurda.

A Economia Criativa engloba as fases de criação, produção e distribuição de produtos e serviços que tem como matéria-prima o capital intelectual, a criatividade e a cultura. Assim, a indústria criativa, como qualquer outra, cria empregos e gera renda, ao mesmo tempo que promove desenvolvimento humano e diversidade cultural.

De acordo com a diretora do FAC, Monique Cardoso, o Festival está sendo trabalhado em três pilares: uma formação continuada, a mostra de espetáculos e uma rodada de negócios, que giram em torno da economia.

“Tudo isso está envolvido em como as pessoas consomem e criam o hábito de absorver as artes cênicas. Pensando nos expectadores, pensando no artista que trabalha e vive a partir desse fazer, pensando no gestor e no programador que vende essas obras. Além dos artistas e produtores, que estão diretamente ligados, uma série de profissionais estão envolvidos, desde gráficas, transportes, rede hoteleira, restaurantes, assessoria de imprensa, designers, fotógrafos, etc”, esclarece Monique.

Para destacar, dar visibilidade e colaborar com a sustentabilidade dos artistas e grupos cearenses, será realizada a Rodada de Negócios, atividade em parceria com outros Festivais Nacionais que trará curadores, gestores e programadores de equipamentos culturais e festivais do Brasil. Ao todo, a organização recebeu 228 inscrições, sendo 131 de teatro; 60 de circo e 37 de dança. Além de Fortaleza, 18 municípios cearenses participaram da seleção. Foram selecionados 12 para apresentarem seus espetáculos.

FAC – Festival das Artes Cênicas – Cena Ceará é uma realização da Ato Marketing Cultural com produção do Grupo Pavilhão da Magnólia. Patrocínio da Nufarfm, Dakota, Dass, Aniger, Jaguar Textil e Multicor; apoio da Fortes Tecnologia e Newland, em parceria com CDMAC, Theatro José de Alencar, Porto Iracema das Artes e Governo do Estado do Ceará.

 

Veículo: Site Cearensidade
Acessar Matéria original
Publicado em: 26 de junho de 2019.

Posted in

Allana faccenaceara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima